Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pensamentos Nómadas

Nomadic Thoughts - Pensées Nomades - Кочевые Мысли - الأفكار البدوية - 游牧理念

Pensamentos Nómadas

Nomadic Thoughts - Pensées Nomades - Кочевые Мысли - الأفكار البدوية - 游牧理念

Nuno Rogeiro e a evolução do conflito sírio nos últimos 4 meses, por Luís garcia

   

4 months 2017.jpg

 

Luís Garcia  POLITICA 

Este mini artigo é dedicado ao suposto perito português em política externa, Nuno Rogeiro, quem há dias confrontei de forma cordial no facebook após um leitor deste blog me ter alertado para o facto de que, sim, esse Nuno Rogeiro que escreve livros e tal, afirmava que o "atentado de Barcelona era da autoria de Bashar al-Assad" e que "Bashar al-Assad havia criado o ISIS", hehe. Tive de intervir, com calma e serenidade, sem usar nenhuma palavra ofensiva mas chamando as coisas pelos nomes. Dada a sua incapacidade de se defender perante factos contra os quais o encostei, 15 minutos depois, enquanto lhe escrevia uma mensagem mais complexa e mais elaborada, o senhor Nuno Rogeiro bloqueou-me, que pena.

 

Se o senhor Nuno Rogeiro vier a ler estas linhas, fica já aqui o convite para escrever o que quiser quando quiser em forma de comentário, com a garantia de que nunca será censurada aqui uma única palavra sua. E mais, fica convidado também a escrever os artigos que quiser, quando quiser, defendo o que quiser, aqui no Pensamentos Nómadas, sem que nem uma vírgula seja alterada. Porque ao contrário do senhor Nuno Rogeiro, eu, Luís Garcia, não receio confrontos de argumentação, não receio que me apresentem factos, não gosto nem realizo censura e, pelo contrário, defendo que nada seja censurado, inclusive as mentiras da propaganda ocidental anti-Síria ou, neste caso, do post de Nuno Rogeiro há dias na sua conta facebook. Nada deve ser eliminado nem censurado para que, precisamente, quem com argumentos válidos e factos comprovados, possa desmontar propaganda e, consequentemente, descredibilizar de forma civilizada quem mente e quem engana.

 

Voltando ao assunto principal, a evolução do conflito sírio nos últimos 4 meses, e ao contrário dos muitíssimo extensos artigos que costumo publicar por aqui, hoje apresento-lhe apenas 5 mapas de 5 datas diferentes e convido-o a si, leitor, a formular as suas próprias conclusões

 

01.05.2017

01.05.2017.png

 

01.06.2017

01.06.2017.png

 

01.07.2017

01.07.2017.png

 

01.08.2017

01.08.2017.png

 

01.09.2017

01.09.2017.png

Legenda:

0 - Forças Armadas sírias

0 - ocupação israelita

0 - Ocupação turca

0 - grupos dos ELS/al-Qaeda

0 - Ocupação EUA/NATO + fantoches curdos

0 - ISIS 

 

 

Tal como afirmei na montagem original, em inglês, que serve de capa a este artigo, os media ocidentais, os governos ocidentais e ferramentas de propaganda como o Civil March For Aleppo insistem em acreditar e em repetir enormidades do género:

- Os russos presentes na Síria mais não fazem que matar criancinhas;

- São os bravos curdos e os bravos mercenários da NATO ilegalmente presentes na Síria que combatem o ISIS.

- Bashar al-Assad criou o ISIS;

- Forças armadas sírias não combatem o ISIS;

- Etc.

 

Não farei nenhuma extensa análise aos mapas, como prometido, apenas o convido a analisar atentamente, não apenas estes cinco mapas mas sim dezenas, centenas, milhares deles, e que conclua por si só, baseando-se apenas nas alterações de posições e correspondentes implicações estratégicas, que não só são falsos mas sobretudo ridículos os disparates da lista acima (e outros semelhantes).

- Mapa do conflito sírio onde é possível aceder aos mapas por datas: syria.liveuamap.com 

 

Luís Garcia, Minyara, Líbano,  01.09.2017

 

 

 
Vá lá, siga-nos no Facebook! :)
visite-nos em: PensamentosNómadas