Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pensamentos Nómadas

Nomadic Thoughts - Pensées Nomades - Кочевые Мысли - الأفكار البدوية - 游牧理念

Pensamentos Nómadas

Nomadic Thoughts - Pensées Nomades - Кочевые Мысли - الأفكار البدوية - 游牧理念

LAST MEN IN ALEPPO: al-Qaeda apresentada enquanto ‘White Helmets’ para a Nomeação Anual de 'Óscar' Terrorista - PARTE 2/3, por Vanessa Beeley

vanessa beeley A - 2.jpg

 

Vanessa Beeley POLITICA SOCIEDADE  

 

O centro de White Helmets em al-Ansari, Aleppo Oriental

 

O antigo centro dos White Helmets em al-Ansari, Aleppo Oriental, Janeiro de 2018. (fotografia: Vanessa Beeley)

 

Enquanto me encontrava em Aleppo durante o Ano Novo de 2018, visitei o centro dos White Helmets que aparece no documentário Last Men in Aleppo, na companhia da jornalista local Khaled Iskef. Iskef identificou a área de al-Ansari como a localização correcta antes da minha chegada. Anteriormente já havíamos visitado esta área, a Julho/Agosto de 2017, quando constatámos que era a linha de frente da Frente al-Nusra e de várias outras brigadas extremistas, todas elas financiadas pela coligação liderada pelos EUA, incluindo os seus estados vassalos da Arábia Saudita e do Catar.

 

Como muitos outros edifícios ocupados pelos White Helmets e os seus parceiros da Frente al-Nusra, o edifício havia sido uma escola antes de ter sido transformado em centro da "Civil Defense da Frente al-Nusra". A escola feminina de Fenon e a escola Abu Ayoub Al Insari estão agora sendo restauradas e serão reabertas em breve, de modo a continuarem disponibilizando educação laica às crianças de Aleppo. 

 

Abaixo pode-se ver uma captura de ecrã muito reveladora, tirada de uma reportagem da BBC em língua árabe, filmada em 2016, e publicada em abril de 2017, três meses depois do documentário Last Men in Aleppo ter obtido o prémio do júri do Sundance Film Festival 2017 (a 28 de Janeiro de 2017). De forma extraordinária, a BBC não fez a ligação entre as filmagens da atividade terrorista que havia produzido e as imagens apresentadas no documentário Last Men in Aleppo, embora a reportagem da BBC tenha sido realizada no mesmo lugar e pouco antes de Last Men in Aleppo ter ganho o prémio do júri do Sundance Festival.

 

Mais tarde, na Segunda Parte deste artigo, tornar-se-á claro o porquê da BBC ter-se mostrado relutante em fazer essa crucial ligação que teria desmascarado os White Helmets como os afiliados de terroristas que de facto são. No entanto, é óbvio, para uma pessoa que se dê ao trabalho de comparar as duas fotografias (1 - A minha fotografia de Janeiro de 2018,  2 - A captura de ecrã da reportagem da BBC), que ambas mostram o centro dos White Helmets que aparecem no filme Last Men in Aleppo, localizado em al-Ansari, uma zona de Aleppo Oriental ocupada pela Frente al-Nusra. 

 

 

 

O primeiro ponto a destacar sobre a localização do centro dos White Helmets é a sua proximidade à Praça al-Mashad, a apenas 200 metros do cento al-Ansari. Foi nesta praça que extremistas do grupo Nour Al Din Zenki torturam e decapitaram em público uma criança palestiniana de 12 anos, Abdullah Issa, a Julho de 2016. Issa implorou aos seus torturadores que lhe dessem um tiro, mas acabou por ser decapitado, e a sua cabeça erguida no ar pelo seu carrasco enquanto este permanecia de pé na parte detrás de uma carinha.  

 

Hasan Kattan, que se apressou a passar as fotografias e o vídeo de Omran Daqneesh aos media ocidentais, não se mostrou muito entusiasmado com a ideia de produzir fotografias ou vídeos do assassínio de Abdullah Issa cometido um mês antes do incidente que envolveu Omran. Só se pode concluir que Kattan não estava interessado em retratar os seus vizinhos dos White Helmets enquanto terroristas que de facto cometem atrocidades contra o povo sírio que se encontra sobre o controlo deste grupo. Isto levantaria todo tipo de questões e especulações embaraçosas sobre os motivos pelos quais os White Helmets haveriam de permitir que crimes do género fossem realizados à frente do seus olhos dentro e dentro do seu bairro!

 

Filmei o seguinte vídeo durante a minha visita ao centro dos White Helmets em al- Ansari, enquanto caminhava desde o centro até à Praça al-Mashad. Assista ao vídeo:

 

 

Depois dêmos uma olhada aos vizinhos dos White Helmets de al-Ansari. No edifício adjacente era possível indentificar a anterior presença da Frente al-Nusra, a Brigada Khatib Abu Amara (Corpo de Protecção da Frente al-Nusra), Exército de Libertação Sírio, Free Syrian Police [Polícia da Síria Livre], Aleppo Media Centre e Aleppo Today. Como é que sabemos tudo isto? Graças aos graffiti nas paredes e das sinalizações entretanto cobertas pelas autoridades sírias, determinadas em eliminar todas as marcas da presença destes terroristas apoiados pela coligação norte-americana e que oprimiram, esfomearam, violaram e torturaram os civis sírios de Aleppo Oriental durante o tempo da sua ocupação. 

 

Um dos edíficios adjacentes ao centro dos White Helmets em al-Ansari. Janeiro de 2018. (Fotografia: Vanessa Beeley)

 

O vídeo seguinte levá-lo-á por um passeio no bairro al-Ansari dos White Helmets. Assista:

 

 

Quanto pela primeira vez mencionei a minha visita a Aleppo Oriental e que eu havia identificado a localização do Last Men in Aleppo, o realizador deste filme, Firas Fayyad, comentou publicamente o post que eu publiquei no meu facebook enquanto ainda me encontrava em Aleppo. Fayyad tentou argumentar que eu tinha me equivocado na área, dado haver tantos edíficios (sobretudo 'governamentais "Baath"') que se assemelham muito.

 

 

 

 

"Não foi este o lugar onde gravei o filme e existem vários lugares em Aleppo que têm esta mesma cor, e as cores das sedes do [Partido] Ba'ath ou de qualquer outro edifício governamental parecem-se muito entre si na Síria. Não existem ligações ou relações entre os White Helmets e estes grupos de combatentes da al-Qaeda. [...] você ataca os WHite Helmets que são o grupo mais humanista à face da terra, e eles são sírios e são pessoas que dão tudo pela sociedade". 

 

A sério Fayyad?

 

Captura de ecrã de Last Men in Aleppo junto ao centro dos White Helmet de al-Ansari. 

 


Captura de ecrã de Last Men in Aleppo . Por detrás do actor principal vê-se o emblema da Syria Civil Defence escrito em Árabe.

 


Fotografia tirada na mesma rua, com o centro dos  White Helmet à direita. Janeiro de 2018. (Fotografia: Vanessa Beeley)

 

Eu penso que podemos afirmar com toda a certeza que Fayyad mentiu quando tentou deturpar aquilo que eu disse. Estará Fayyad assim tão confiante que os seus apoiantes internacionais o irão proteger, independentemente das provas trazidas à luz na Síria que condenarão os White Helmets enquanto grupo apoiante da al-Qaeda e financiado pelos mesmos governos que também armam, equipam e abastecem as zonas onde estas entidades terroristas ainda operam na Síria?  

 

Por fim, analisemos o interior de edifícios ligeiramente distanciados do antigo centro dos White Helmets, assim como outros do ldo oposto da estrada:

 

 

Neste edifício, que também aparece no documentário Last Men in Aleppo, podemos ver o símbolo Tamkeen nas paredes. Tamkeen é um projecto criado e financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, e gerido por Adam Smith International and Integrity Consulting, o qual já foi analisado de forma exaustiva no meu anterior artigo no qual é perguntado se a "Bretanha Global" anda financiando indivíduos e organizações terroristas na Síria. É óbvio que Tamkeen esteve presente e teve influência na zona de al-Ansari que por tempos esteve infestada por uma variedade de grupos terroristas e por organizações a estes afiliadas.

 

White Helmets e os‘concelhos  locais’ : Is the UK FCO Financing Terrorism in Syria with Taxpayer Funds?

 

Gastámos 200 milhões de libras na Síria - para nada. Hoje em dia é ponto assente que o apoio britânico aos "rebeldes" da guerra civil síria não foi apenas um erro, foi um grande desastre. Esta política tornou ainda pior uma guerra já de si horrível, e favoreceu o florescimento do ISIS. Apesar do nosso governo ter dito que estávamos a ajudar "moderados", os principais beneficiados foram a al-Qaeda e outros jiadistas." (Peter Oborne)

 

CONTINUA

Vanessa Beeley, 20.01.2018

 

Leia a 1ª parte aqui

Leia a 3ª parte aqui

 

traduzido para o português por Luís Garcia

versão original em inglês: LAST MEN IN ALEPPO: Al Qaeda Presented as ‘White Helmets’ for the Annual Terrorist ‘Oscar’ Nomination

 

 
Vá lá, siga-nos no Facebook! :)
visite-nos em: PensamentosNómadas